Skip to content

Fevereiro 17, 2023

Menopausa em cor-de-rosa

Para que tudo seja mais leve

A Menopausa é uma etapa na vida de todas as mulheres e pode acontecer naturalmente ou ter uma causa externa – cirúrgica ou medicamentosa. Ocorre entre os 45-55 anos (em alguns casos, poderá desenvolver-se mais cedo, chamada de Menopausa precoce) e é assinalada pela paragem definitiva do período menstrual, sendo confirmada 12 meses após a última menstruação. É um processo fisiológico, resultante da perda da função ovárica e consequente redução progressiva da produção das hormonas sexuais femininas (progesterona e estrogénios – ver gráfico 1), desencadeando irregularidades menstruais que podem durar vários anos, acabando por cessar completamente.

Gráfico 1 (fonte: https://pinklotus.com/powerup/breastcancer101/menopause-symptoms-treatment-options-breast-cancer-risks-your-comprehensive-guide/)

Os sinais clínicos iniciam-se a partir do momento em que ocorrem as primeiras falhas menstruais e prolongam-se gradualmente ao longo do tempo:

  • Sintomas vasomotores, como os conhecidos afrontamentos – onda súbita de calor, sentida na parte superior do tronco, pescoço e rosto
  • Perturbações psicológicas: Insónias, Suores noturnos & Instabilidade emocional
  • Flacidez e secura da pele
  • Secura vaginal & Dor durante as relações sexuais
  • Redução da libido

Na pós-menopausa (diagnosticada 1 ano após a última menstruação), outras complicações podem surgir:

  • Alterações cardiovasculares – Hipertensão, Diabetes e Colesterol-LDL elevado
  • Doenças neurocognitivas, como a Doença de Alzheimer
  • Incontinência urinária e Prolapsos, por fragilização do pavimento pélvico
  • Perda de densidade óssea e Osteoporose
  • Perda de massa muscular (sarcopenia)


Cada mulher tem a sua própria experiência, ao passar pela Menopausa: há mulheres que não têm qualquer tipo de sintoma durante este período, sobretudo mulheres com um estilo de vida saudável, enquanto outras afirmam que a sintomatologia é suficientemente intensa para impactar a sua qualidade de vida
.

Os fitoestrogénios são muito utilizados, como terapêutica não hormonal e são uma opção vantajosa no controlo destas manifestações típicas da Menopausa.

Os fitoestrogénios são substâncias produzidas pelas plantas, que mimetizam a ação dos estrogénios. Os mais estudados são as Isoflavonas de Soja, que podem ser usadas como suplemento na Menopausa, com o intuito de melhorar os sintomas resultantes do défice de estrogénios, de um modo mais natural.

ESTROFITO FORTE BIO

 

Suplemento alimentar que contribui para o bem-estar e qualidade de vida da mulher menopáusica, com sintomas intensos e frequentes, sobretudo afrontamentos. Possui 100 mg de Isoflavonas de Soja SOY WB® e ainda Bifidobacterium animalis, um probiótico que garante uma melhor absorção intestinal das Isoflavonas de Soja, potenciando assim a sua eficácia.

ESTROFITO CONFORT

Suplemento alimentar para o controlo dos sintomas noturnos da Menopausa: insónias, agitação e suores. Para além de 70 mg de Isoflavonas de Soja SOY WB®, este produto contém 1 mg de Melatonina, que reduz o tempo necessário para adormecer, Limoneno e Lúpulo, que promovem um sono mais tranquilo e de qualidade. 

Apesar de, para muitas mulheres ainda ser vista como um tabu ou um mal necessário pelo qual têm de passar, a menopausa, é na verdade uma das etapas normais e previsíveis do ciclo de vida de uma mulher, tal como a adolescência, e pode ser muito enriquecedora. Para além das soluções apresentadas para a redução dos sintomas, as mudanças no estilo de vida têm um impacto notável nos sinais clínicos da menopausa, como a prática de exercício físico (sobretudo treino de força, para o reforço muscular), uma alimentação equilibrada e adequada a esta etapa da vida, a gestão do stress e a cessação tabágica e alcoólica, entre outros.

 

Por Cláudia Araújo & Ana Luísa Santos

Advertência Legal

A informação que consta neste website destina-se a profissionais com capacidade para prescrever ou dispensar medicamentos e dispositivos médicos em Portugal, o que requer formação especializada a fim de a interpretar correctamente. Se é um profissional de saúde, clique OK.