Maio 3, 2023
Exposição Solar e Medidas de Proteção
A exposição ao sol pode ter efeitos positivos e negativos na nossa pele e mente.
A exposição ao sol pode ter efeitos positivos e negativos na nossa pele e mente. Aqui está uma visão geral de como a exposição ao sol afeta o nosso corpo e algumas medidas para nos protegermos:
Efeitos positivos:
A luz solar é a principal fonte de vitamina D, importante para a saúde dos ossos, função imunitária e saúde no geral. A luz solar também pode ajudar a melhorar o humor e a saúde mental, aumentando a produção de serotonina, um neurotransmissor associado a sentimentos de felicidade e bem-estar.
Efeitos negativos:
No entanto, a exposição excessiva ao sol também pode ter efeitos negativos para a nossa pele e aumentar o risco de cancro de pele, sobretudo em pessoas com pele mais clara. A radiação ultravioleta (UV) pode danificar o DNA das células da pele, levando ao envelhecimento prematuro, rugas, hiperpigmentações e enfraquecimento do sistema imunitário. Atualmente são conhecidos os efeitos de outras radiações solares, como a Luz Visível (também emitida por dispositivos eletrónicos e outras fontes de luz) e a radiação Infravermelha (a que nos transmite a sensação de calor). Estas radiações amplificam os efeitos da radiação UV, sobretudo no agravamento de Hiperpigmentações e stress oxidativo que conduz ao fotoenvelhecimento e cancro cutâneo.
Medidas de proteção:
Para nos protegermos dos efeitos negativos de todas as radiações referidas acima, é importante tomarmos as seguintes medidas:
- Usar roupas de proteção como camisas de mangas compridas, calças e chapéus para cobrir o máximo possível de pele ao passar tempo ao ar livre.
- Usar protetor solar de amplo espectro com SPF 30 ou superior na pele exposta e reaplicar a cada 2 horas ou após nadar ou transpirar.
- Procurar sombra é importante, sobretudo durante as horas em que os raios solares são mais intensos, geralmente entre 11h e 17h.
- É importante não esquecer o uso de óculos de sol que bloqueiem 100% dos raios UVA e UVB para proteger os olhos e a pele delicada do seu contorno.
- Cuidado com alguns medicamentos e suplementos alimentares: alguns destes produtos podem aumentar a sensibilidade à luz solar, portanto, esteja consciente desta possibilidade, leia o folheto informativo e consulte o seu médico ou farmacêutico sobre quaisquer preocupações que tenha a este respeito.
- Usar fotoprotetor mesmo no interior: se trabalha em frente a um computador todo o dia, lembre-se que a exposição à Luz Azul emitida por estes dispositivos agrava as hiperpigmentações, pelo que, mesmo que só se exponha ao sol à hora de almoço, proteja-se todo o dia com um fotoprotetor específico.
As gamas Heliocare, que pode encontrar aqui, oferecem proteção tópica e oral contra todas as radiações mencionadas e reparação dos seus efeitos, em várias texturas e níveis de proteção, para adultos e crianças.
Lembre-se, é importante aproveitar os benefícios da luz solar e, ao mesmo tempo, tomar medidas para se proteger de seus efeitos negativos. Pratique hábitos seguros de exposição solar para proteger a sua pele e saúde no geral.
Por
Ana Luísa Santos
Farmacêutica / Diretora Técnica