HPV
O vírus do papiloma humano, ou HPV, é um vírus que pode causar verrugas na pele, nos genitais e também alguns tipos de cancro. Na realidade, é o vírus responsável pela infeção mais frequente no sistema reprodutor.
O que é?
O vírus do papiloma humano, ou HPV, é um vírus que pode causar verrugas na pele, nos genitais e também alguns tipos de cancro. Na realidade, é o vírus responsável pela infeção mais frequente no sistema reprodutor.
O vírus do HPV é contagioso e uma pessoa pode ficar infetada se existir contacto da boca ou dos genitais com os genitais de uma pessoa que esteja infetada. Este contágio acontece sobretudo através de sexo oral, vaginal ou anal. Ainda assim, o HPV pode também ser transmitido através de contacto próximo entre genitais. Muitas pessoas não sabem que estão infetadas, e por isso é fácil transmitir a parceiros sem saber.
Existem mais de 120 tipos diferentes de HPV e os diferentes tipos de vírus podem causar diferentes problemas de saúde.
Cerca de 40 afetam preferencialmente os órgãos genitais (vulva, vagina, colo do útero, pénis e ânus) e classificam-se em tipos de alto e baixo risco, em função das doenças que causam. Nos HPV de alto risco incluem-se os tipos 16 e 18, que são responsáveis por 75% das lesões mais graves (cancerosas). Nos HPV de baixo risco estão incluídos os tipos 6 e 11, que são responsáveis pela maioria das doenças benignas causadas pelo HPV, das quais as mais frequentes são os condilomas ou verrugas genitais.
Dados numéricos :
- Pessoas que tenham tido mais parceiros sexuais têm uma maior probabilidade de ser infetadas pelo HPV.
- Estima-se que 75 a 80% das pessoas sexualmente ativas, tenham contacto com o vírus em alguma altura das suas vidas.
- O cancro cervical é o quarto cancro com maior mortalidade nas mulheres em todo o mundo. A maioria destes casos é provocado por uma infeção por HPV.
Sintomas
Alguns tipos de HPV provocam verrugas genitais, mas muitas pessoas não têm quaisquer sintomas quando são infetadas. Na realidade, na maioria dos casos, as infeções resolvem-se por si só ao fim de um a dois anos. Noutros, a infeção pode manter-se sem sintomas e levar a alguns problemas. Não é possível prever quem irá desenvolver doença associada ao vírus.
- As pessoas com infeção por HPV há mais tempo têm uma maior probabilidade de ter uma infeção mais grave.
- As verrugas provocadas por HPV podem ocasionalmente provocar hemorragias, comichão ou ardor e dor. Os sintomas mais frequentes de uma lesão mais avançada incluem hemorragias irregulares e abundantes e também hemorragias após as relações sexuais.
- Nas mulheres, uma infeção por determinados tipos de HPV nos genitais pode provocar cancro cervical (ou cancro do colo do útero) ou cancro vaginal. Já nos homens, pode provocar cancro peniano.
- O ânus, a boca e a garganta podem também ser suscetíveis de desenvolver alguns tipos de cancro localizados.
Diagnóstico
Existem testes para alguns tipos do HPV. Normalmente, numa consulta de rotina, o seu médico pode sinalizar uma verruga genital. Isto poderá significar que tem uma infeção por HPV.
- Por esse motivo, deve fazer-se um despiste de cancro cervical, que é feito com um teste de Papanicolau (também conhecido por citologia cervico-vaginal).
- Na citologia cervico-vaginal é recolhida uma pequena amostra de células da superfície do colo do útero. É um procedimento rápido e indolor e fundamental para rastreio oncológico e despiste de uma infeção por HPV e de outras infeções sexualmente transmissíveis.
- No caso de a citologia cervico-vaginal ter um resultado positivo, será contactada para avançar para tratamento.
Tratamento
Depois de diagnosticado, as opções de tratamento para o HPV incluem a remoção cirúrgica da região com a verruga usando anestesia local, que será posteriormente enviada para biópsia para identificar a causa e o tipo de HPV, ou a utilização de óvulos vaginais para prevenção e tratamento auxiliar das lesões induzidas pelo HPV.
Os óvulos vaginais à base de ácido hialurónico e citrato de zinco formam uma barreira protetora na mucosa da zona cervical, promovendo a cicatrização das lesões provocadas pelo HPV. Esta opção é indicada quando a remoção cirúrgica não é necessária, mas também após tratamento cirúrgico de lesões de alto grau.
O ácido hialurónico melhora a hidratação e a elasticidade das mucosas, acelerando a sua cicatrização e o citrato de zinco ajuda a cicatrizar e a regenerar as lesões.
Pergunte ao seu médico ou na sua farmácia.
Como posso prevenir-me?
Para a maioria das pessoas, a melhor maneira de se protegerem contra uma infeção por HPV é a vacina. A vacina contra o HPV está incluída no Programa Nacional de Vacinação para as raparigas de 10 anos. Os rapazes nascidos a partir de 2009 podem fazer a vacina gratuitamente, no âmbito do Programa Nacional de Vacinação.
- No entanto, qualquer adulto que pretenda, pode adquirir as várias doses da vacina contra o HPV numa farmácia (medicamento sujeito a receita médica) e assim proteger-se de eventuais infeções.
- A vacina é a melhor forma de baixar o risco de infeção por HPV e é muito importante para a prevenção dos tipos de infeção por HPV que provocam cancro. Protege também contra alguns tipos de HPV que provocam verrugas genitais.
- Um estudo recente mostrou que as vacinas contra o HPV são muito eficazes. Neste estudo, em que apenas um terço das raparigas incluídas estavam vacinadas, a taxa de infeção reduziu em metade desde que as vacinas foram introduzidas em 2006. São seguras e eficazes. Além disso, quando se vacina contra o HPV, não se está a proteger apenas a si, mas também a proteger que outras pessoas sejam infetadas.
- Os preservativos não conferem uma proteção completa contra o HPV. Isto porque o vírus pode sobreviver na pele que não está protegida pelo preservativo. Ainda assim, ao utilizar um preservativo, está a proteger-se contra outras doenças sexualmente transmissíveis.
É recomendável que as mulheres façam rastreios de rotina nas consultas de ginecologia, já que esta é a principal forma de rastreio do cancro do colo do útero.
Bibliografia
Patient education:Human papillomavirus (HPV) vaccine (The Basics). Disponível em: https://www.uptodate.com/contents/human-papillomavirus-hpv-vaccine-the-basics?source=history_widget [consultado dezembro 2023]
Vírus do Papiloma humano. Disponível em: https://apf.pt/informacao-tematica/infecoes-sexualmente-transmissiveis/virus-do-papiloma-humano-hpv/#:~:text=O%20vírus%20do%20Papiloma%20Humano,os%20homens%20como%20as%20mulheres [Consultado janeiro 2024]
How to prevent HPV. Disponível em: https://hpvca.org/how-to-prevent-hpv/ [Consultado janeiro 2024]