Outubro 17, 2023
Menopausa em cor-de-rosa: porque faz parte da vida!
É fundamental aumentar a compreensão da menopausa ao aumentar a sua consciencialização e impacto nas mulheres, a nível individual e social, bem como na saúde e no desenvolvimento socioeconómico dos países.
Partilhar:
No Dia 18 de outubro celebra-se o Dia Mundial da Menopausa. Esta data foi marcada pela Organização Mundial da Saúde, que acredita que a consciência sobre o impacto da menopausa ainda é muito baixa.
É fundamental aumentar a compreensão da menopausa ao aumentar a sua consciencialização e impacto nas mulheres, a nível individual e social, bem como na saúde e no desenvolvimento socioeconómico dos países.
Foi neste sentido que desenvolvemos um breve estudo, o Barómetro Estrofito, atualizado à data de hoje, que nos ajude a determinar um conhecimento geral sobre a menopausa em Portugal. O nosso universo de estudo contemplou 134 mulheres entre os 45 e 65 anos, residentes em Portugal, num questionário digital anónimo.
Desta forma, conseguimos apurar alguns números chave:
- 41% das mulheres portuguesas no nosso estudo, entre os 45 e 55 anos já se encontra na menopausa;
- A faixa-etária predominante encontra-se nos 45-55 anos;
- Não obstante, a faixa etária 35-45 anos, já agrupa 11.2% de mulheres na menopausa;
- Apenas 20.9% das inquiridas ainda consideram tabu falar sobre menopausa;
- 62.% das mulheres fazem acompanhamento médico especializado durante esta transição;
- 10.4% não tem qualquer acompanhamento ginecológico;
- 30.6% das mulheres sentiram alterações na sua vida sexual, determinando o fator de ausência de líbido/desejo como o principal motivo, seguindo-se a sensação de lubrificação e secura, somando 14.9% das inquiridas;
- 74.6% mulher declarou sentir alterações de humor e memória;
- 67.2% das mulheres declarou sentir afrontamentos e suores noturnos;
- 49,3% das mulheres não pratica exercício físico com regularidade e apenas 14.90% das mulheres, o fazem pelo menos 1 vez por semana;
- 59.6% mulheres está acima do seu peso recomendado;
Menopausa, é um dos termos mais pesquisados, segundo o Google Trends. Em Portugal, existem 5 tópicos em destaque, pelo volume de pesquisas diário: dieta, pele, valor/ética, medicação e abdómen.
O que nos leva a compreender, entre a recolha de dados e as perguntas frequentes á Google que nos encontramos numa emergência de encontrar soluções que ajudem fisicamente esta transição que faz parte da vida e que deve ser leve, além de compreendermos que ainda se prendem questões sociais em termos laborais que não apoiam a mulher na pré e na perimenopausa.
Cada mulher tem a sua própria experiência, ao passar pela Menopausa: há mulheres que não têm qualquer tipo de sintoma durante este período, sobretudo mulheres com um estilo de vida saudável, enquanto outras afirmam que a sintomatologia é suficientemente intensa para impactar a sua qualidade de vida.
“A menopausa tem de ser personalizada. Tal e qual como vai ser personalizado depois o tratamento. Se isto não for assim, não estará bem e não trará resultados.”
— Dr. Mário de Sousa
Então e como é que Estrofito pode ajudar durante este período tão sensível para a mulher?
Através da sua composição que tem como base os fitoestrogénios.
Os fitoestrogénios são substâncias produzidas pelas plantas, que mimetizam a ação dos estrogénios. Os mais estudados são as Isoflavonas de Soja, que podem ser usadas como suplemento na Menopausa, com o intuito de melhorar os sintomas resultantes do défice de estrogénios, de um modo mais natural.
Os fitoestrogénios são muito utilizados, como terapêutica não hormonal e são uma opção vantajosa no controlo destas manifestações típicas da Menopausa.
O que é Estrofito?
É um suplemento alimentar que contribui para o bem-estar e qualidade de vida da mulher menopáusica, com sintomas intensos e frequentes, sobretudo afrontamentos. Possui 100 mg de Isoflavonas de Soja SOY WB® e ainda Bifidobacterium animalis, um probiótico que garante uma melhor absorção intestinal das Isoflavonas de Soja, potenciando assim a sua eficácia. (excerto tirado do artigo https://www.cantabrialabs.pt/rigorosos-a-cuidar/ginecologia/menopausa-em-cor-de-rosa/ – ref. Bibliográfica da parte da Cantabria Labs)
Quantos produtos Estrofito existem?
São duas combinações únicas dedicadas a diferentes sintomas.
Formulado com 100mg de isoflavonas de soja Soy WB® por cápsula, na sintomatologia mais intensa e frequente. Recupere o seu bem-estar naturalmente.
Reforçado com ingredientes usados na medicina tradicional para melhoria do sono e alívio do stress, é ideal para afrontamentos, suores noturnos, insónias, agitação e irritabilidade
“Para além das soluções apresentadas para a redução dos sintomas, as mudanças no estilo de vida têm um impacto notável nos sinais clínicos da menopausa, como a prática de exercício físico (sobretudo treino de força, para o reforço muscular), uma alimentação equilibrada e adequada a esta etapa da vida, a gestão do stress e a cessação tabágica e alcoólica, entre outros.”
— Ana Luísa Santos, Technical Manager in Cantabria Labs Portugal
Este barómetro e esta campanha Cantabria Labs tem como principal objetivo de sensibilizar a normalização dos cuidados com a saúde da mulher, sem tabus e com uma visão que permita trabalhar de forma gradual as transformações no corpo e mente da mulher durante este período. Os sintomas da menopausa não devem ser desvalorizados, uma vez que têm um impacto enorme em termos de qualidade de vida, numa mulher.
“Apesar de, para muitas mulheres ainda ser vista como um tabu ou um mal necessário pelo qual têm de passar, a menopausa, é na verdade uma das etapas normais e previsíveis do ciclo de vida de uma mulher, tal como a adolescência, e pode ser muito enriquecedora.”
— Cláudia Araújo, Product Manager in Cantabria Labs Portugal