Janeiro 20, 2022
A Vitamina C no Antienvelhecimento
O envelhecimento é um processo complexo e cumulativo ao qual todos os órgãos do corpo humano são sujeitos.
Partilhar:
A Vitamina C no Antienvelhecimento
O envelhecimento é um processo complexo e cumulativo ao qual todos os órgãos do corpo humano são sujeitos. Sendo a pele o órgão mais exposto, torna-se importante não só o seu bom estado de saúde como também a sua boa aparência por questões psicológicas e sociais.
Devido ao aumento da esperança média de vida e ao aumento do tempo de vida ativa, a procura por cosméticos antienvelhecimento tem sido cada vez maior.
O envelhecimento intrínseco ou cronológico é determinado por fatores genéticos e tem grande variação interindividual, sendo universal e inevitável.
Os fatores extrínsecos são catalisadores deste processo natural. São exemplos de fatores extrínsecos as radiações ultravioleta, o tabagismo, a nutrição inadequada e a exposição a produtos químicos e toxinas nos alimentos ou na atmosfera, entre outros. Os fatores intrínsecos e extrínsecos contribuem para que a longo prazo a degeneração da pele se sobreponha à sua capacidade de regeneração. Ocorre assim redução progressiva da integridade estrutural da pele e perda de funções biológicas.
Aumento de rugosidade, aparecimento de rugas, alterações de pigmentação, perda de elasticidade e diminuição da firmeza são evidências de uma pele envelhecida.
O ácido ascórbico, forma ativa da vitamina C, é um exemplo de um antioxidante exógeno muito estudado em dermatologia, com vários efeitos benéficos demonstrados.